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Resolvido 142 ENEM 2023 Matemática

  • Foto do escritor: Marcelo Barros Villa
    Marcelo Barros Villa
  • 2 de mai.
  • 3 min de leitura

exercício resolvido enem 2023 matemática

Questão 142


Sejam a, b e c as medidas dos lados de um triângulo retângulo, tendo a como medida da hipotenusa. Esses valores a, b e c são, respectivamente, os diâmetros dos círculos C1, C2 e C3, como apresentados na figura.

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Um professor de matemática era conhecedor dessa construção e, confraternizando com dois amigos em uma pizzaria onde são vendidas pizzas somente em formato de círculo, lançou um desafio: mesmo sem usar um instrumento de medição, poderia afirmar com certeza se a área do círculo correspondente à pizza que ele pedisse era maior, igual ou menor do que a soma das áreas das pizzas dos dois amigos. Assim, foram pedidas três pizzas. O professor as dividiu ao meio e formou um triângulo com os diâmetros das pizzas, conforme indicado na figura.

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A partir da medida do ângulo a, o professor afirmou que a área de sua pizza é maior do que a soma das áreas das outras duas pizzas.


A área da pizza do professor de matemática é maior do que a soma das áreas das outras duas pizzas, pois

A 0° < a < 90°

B a = 90°

C 90° < a < 180°

D a = 180°

E 180° < a < 360°


Resolução:

Vamos começar analisando a situação que alfa = 90° e teremos um triângulo retângulo, podendo escrever o Teoremas de Pitágoras pra ele. Vou chamar de D o diâmetro da pizza e R o raio da Pizza. Já conhecemos há muito tempo a relação entre diâmetro e raio, que é D = 2.R (o diâmetro vale o dobro do raio)

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No triângulo acima, a, b e c são os diâmetros das pizzas. Substituindo então em Pitágoras, podemos desenvolver a equação. Passos:

  • resolver as potências

  • dividir a equação por 4

  • multiplicar a equação por Pi para obter a fórmula da área da pizza, que é um círculo.

Assim, podemos provar que há uma relação entre as áreas dor círculos do desenho do enunciado.

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Veja que o resultado acima nos indica que, para alfa = 90°, a área da pizza maior (professor) é igual a soma das áreas das pizzas menores (amigos). Como o professor afirmou que a área da sua pizza é maior que a soma das áreas das pizzas dos amigos, então vamos ver abaixo o que acontece com os diâmetros ao alterar o valor do ângulo alfa:

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Acima, vamos manter os lados pretos do mesmo tamanho e alterar apenas o ângulo alfa colorido. Veja que, começando do ângulo alfa azul, temos o lado azul que é o diâmetro da pizza do professor. Depois, aumentando alfa para o ângulo laranja, o lado laranja aumenta, com isso o diâmetro da pizza do professor aumenta e, portanto, a área da pizza do professor aumenta. Por fim, aumentamos mais ainda o ângulo alfa para o ângulo verde, o lado verde representa o diâmetro da pizza do professor, que aumentou mais ainda, aumentando também a área da pizza. Assim, podemos concluir que o valor do ângulo alfa tem uma relação direta com o lado oposto a esse ângulo e, com a área da pizza do professor. Quanto mais Alfa aumenta, maior fica a área da pizza do professor.


Jà que para alfa = 90° a área da pizza do professor é igual à soma das áreas das pizzas dos amigos, então, para que a área da pizza dele seja maior do que a soa das áreas dos amigos, o ângulo alfa deve ser maior que 90° e estar entre 90° e 180°.


Resposta:

C

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